CASE STUDY | Implementação na Auto Ribeiro da solução SAP S/4HANA

CASE STUDY
Descrição da Empresa: A Auto Ribeiro é o maior fabricante de ambulâncias em Portugal e líder do mercado nacional na transformação de veículos e equipamentos de emergência médica. Conta com uma área fabril com mais de 30.000m2, com mais de 2 centenas de funcionários, com um raio de atuação em diversas áreas como saúde, segurança pública e privada, comércio e negócio, apoio a pessoas com mobilidade reduzida, entre outras. Atua em 3 continentes – Europa, Ásia e África – exportando para vários países. A Auto Ribeiro encontra-se totalmente equipada para a transformação de uma variedade de veículos profissionais e personalizados. Aposta na inovação, desenvolvimento, segurança e qualidade, sempre acompanhada por uma política de sustentabilidade social e ambiental e por princípios de honestidade e transparência para com os seus parceiros, clientes e fornecedores. É uma marca que representa um esforço contínuo, de um legado de um projeto que nasceu pequeno e se encontra grande. A Auto Ribeiro é hoje a marca de excelência, a nível nacional e internacional, no ramo das transformações de veículos.”
Desafio: A Auto Ribeiro é um Grupo que se dedica à transformação de veículos e equipamentos de emergência médica. Para suportar os seus processos de Negócio a Auto Ribeiro utilizava um conjunto de sistemas de informação que se tornavam limitados face ao crescimento de negócio, à sua complexidade e às exigências de eficiência operacional.
Solução: Em 2021 a Auto Ribeiro decidiu avançar com a Implementação de SAP S/4HANA, tendo escolhido a Milestone para parceira deste desafio.
Projeto: Dada a complexidade e versatilidade das Áreas de Negócio em que o Grupo atua, este projeto foi para além de um Projeto de Transformação Digital, tendo-se transformado paralelamente num Projeto de Reengenharia de Processos e Procedimentos Internos do Grupo. Considerando estas duas vertentes de Projeto, um dos grandes desafios de Projeto foi a Gestão de Mudança, sendo incrementada a dificuldade de estarmos em plena pandemia no desenrolar de todos o Projeto.
O projeto envolveu várias áreas SAP, nomeadamente:
-
- Financials (FI): Contabilidade Geral, Contas a Receber/Pagar, Imobilizado, Tesouraria
- Controlling (CO): Contabilidade de Centros de Custo/Lucro, Custo do Produto e Análise de Rentabilidade
- Production Planning (PP): Produção
- Materials Management (MM): Planeamento de Necessidades, Aprovisionamentos, Movimentos de Armazém, Receção e Conferência de Faturas (com solução de Materiais Configuráveis)
- Sales and Distribution (SD): Gestão de Cotações, Encomendas de Clientes, Expedição e Faturação
- Customer Service (CS): Gestão de Garantias / Contratos de Serviços, Gestão de Ordens de Serviço, Faturação de Serviços Pós-Venda
- Quality Management (QM): Controlo de Qualidade
- Human Capital Management (HCM): Gestão de Recusros Humanos (Gestão de Colaboradores, Gestão de Tempos, Processamento Salarial)
- Success Factors (SSFF) | Performance & Goals: Avaliação de Desempenho
- Abap: Desenvolvimento
- Basis: Administração de Sistemas SAP S/4HANA
Equipa: Consulting Milestone | 1 Project Manager e 30 Consultores
Resultados: O constante alinhamento entre as Equipas da Milestone e Auto Ribeiro, assim como o espírito de cooperação e colaboração entre ambas permitiram encontrar soluções ajustadas à realidade das Áreas de Negócio, sendo uma preocupação constante garantir a sua flexibilidade e escalabilidade. Foram meses intensos de trabalho e cooperação que se traduziram numa visão centralizada e integrada das várias Áreas de negócio, para as várias Empresas do Grupo, o que permite à Auto Ribeiro um suporte coeso e seguro nas principais tomadas de decisão.
Testemunho: “No ano 2021 a empresa Auto Ribeiro teve como principal desafio a implementação do software SAP S/4HANA. Estávamos em plena pandemia, em que os contactos presenciais eram muito poucos, pelo que o nível de esforço foi muito grande. A complexidade do negócio obrigou-nos a desenhar novos processos, pelo que além de uma mudança tecnológica, foi o aprender a fazer diferente. Foi implementado o SAP S/4HANA em todas as empresas do grupo, o que nos permitiu a construção de um modelo de shared service e uma melhor gestão de recursos.”
“A Auto Ribeiro tinha já qualidade, vendas e um nome no mercado das transformações. Com a implementação SAP S/4HANA, o objetivo a alcançar será conseguir um Planeamento inteligente e uma maior gestão dos recursos, ou seja, maior produtividade e eficiência. Com SAP S/4HANA o compromisso é a Excelência”
“A implementação do SAP S/4HANA, não foi apenas uma alteração de software. Trouxe consigo os alicerces que procurávamos para construir, de uma forma coesa e segura, o caminho para a evolução do Grupo Auto Ribeiro. Com uma visão integrada de todas as empresas do Grupo AR, e com o alinhamento de novos processos, estes primeiros meses têm sido intensos, uma jornada desafiante e enriquecedora, vivenciar todo este percurso, e pensar no antes e no agora, é sem dúvida entusiasmante.”
“Com a conclusão da implementação do projeto SAP S/4HANA conseguimos o que sempre pretendíamos, mas nunca foi possível até então. Ver a possibilidade de automatizar e melhorar fluxos de um lugar só. Com a centralização de toda a informação do Grupo AR é possível ver que toda a implementação teve um objetivo embora muita das vezes na fase inicial não muito claro. Diria que de futuro estamos assegurados para que com a ajuda de todos, mais dificuldades sejam ultrapassadas e novos objetivos conseguidos.”
Cristina Almeida – Diretora Financeira
Tomorrow made Together!
Para saber mais informações fale connosco: milestone@milestone.pt / www.milestone.pt
Carina Lindo
SAP Consulting
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.