Financial Closing Cockpit (FCC) | O fecho e os seus desafios
Financial Closing Cockpit (FCC)
Nunca se ouviu falar tanto do termo “fast close” como nos últimos anos. A conclusão de que uma redução dos tempos de fecho conduz a maior rapidez, exatidão e conformidade, trazendo reduções significativas de custos, levou a que muitos gestores colocassem o “fast close” como uma prioridade nas suas agendas.
A SAP desenvolveu já a algum tempo uma aplicação que se designa por Financial Closing Cockpit (FCC) e que permite agilizar o processo de fecho. A necessidade de acelerar o fecho das contas é motivada por uma série de fatores externos: uma maior volatilidade dos mercados, commodities e ações, um maior focus no risco, um aumento exponencial de normas legais, a gestão das expectativas dos stakeholders, a pressão nas margens. As empresas esperam, por isso, mais das áreas financeiras. É pedido aos CFOs uma cada vez maior performance nos objetivos financeiros, que passam também por fornecer uma maior qualidade da informação, fundamental para a tomada de decisões de gestão. E deseja-se que essa informação seja exata e fiável, clara e ágil mas também o mais célere possível.
As vantagens Empresariais
É possível que considere que a sua empresa efetue o fecho de contas de forma rápida, consistente e com elevada qualidade. O que pode é desconhecer a quantidade desnecessária de recursos que utiliza para o conseguir. E muitas vezes, para aumentar a rapidez do fecho, a opção é acrescentar ainda mais recursos. E apesar disto, mais de 70% dos gestores financeiros não acredita na exatidão dos números reportados.
A solução SAP Financial Closing Cockpit Business Objects Financial Consolidation (BFC) em conjunto com o Central Process Schedulling, by Redwood, possibilitam automatizar os processos de fecho de forma muito significativa, eliminando tarefas manuais e aumentando os níveis de eficiência.
A primeira permite um planeamento perfeito do processo de fecho, bem como a sua a sua monitorização e execução. Diríamos que as vantagens da adoção de uma solução como o FCC se podem centrar em três áreas:
Conformidade e bom governo:
o Definição centralizada do plano de fecho
o Aplicável a múltiplas unidades organizacionais e ciclos de fecho
o Rastreabilidade total, logging dos resultados e documentação
Eficiência do fecho:
o Tarefas automatizadas de fecho, mesmo envolvendo sistemas remotos
o Aplicação potente e user-friendly para tarefas manuais
o Colaborativa, através de workflows de aprovação
Transparência e visibilidade:
o Visibilidade, em tempo real, do status de fecho
o Monitorização pela Casa-mãe e pelas subsidiárias
o Identificação e análise das melhorias dos processos
A nossa Experiência
A Milestone conta nas suas equipas com um conjunto de consultores dedicados exclusivamente à área financeira. Esta experiência é particularmente importante uma vez que várias soluções financeiras contribuem, naturalmente, para o processo de fecho.
Com a implementação do FCC pretende-se organizar e sequenciar todas as tarefas de encerramento de uma empresa ou das diversas empresas de um Grupo numa única ferramenta de controlo. Para o efeito é definido um template de encerramento, que irá permitir um lançamento automatizado dos processos de fecho mensais no FCC. As tarefas de encerramento passarão a ser executadas diretamente no FCC por cada um dos responsáveis de tarefa.
Num projeto de FCC também se pretende normalmente implementar a gestão de dependências entre tarefas de encerramento, assim como as estratégias de notificações que poderão ser automaticamente acionadas com a mudança de status das várias tarefas. Neste processo consegue-se igualmente identificar quais as tarefas que, por serem comuns a várias empresas, poderão ser executadas em simultâneo.
Os nosso projetos
Já implementámos o FCC nas seguintes empresas:
Para saber mais informações fale connosco: milestone@milestone.pt / www.milestone.pt
Nuno Almeida
Manager Consulting
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.