Financial Closing Cockpit (FCC) | O fecho e os seus desafios

Financial Closing Cockpit (FCC)

Nunca se ouviu falar tanto do termo “fast close” como nos últimos anos. A conclusão de que uma redução dos tempos de fecho conduz a maior rapidez, exatidão e conformidade, trazendo reduções significativas de custos, levou a que muitos gestores colocassem o “fast close” como uma prioridade nas suas agendas.

A SAP desenvolveu já a algum tempo uma aplicação que se designa por Financial Closing Cockpit (FCC) e que permite agilizar o processo de fecho. A necessidade de acelerar o fecho das contas é motivada por uma série de fatores externos: uma maior volatilidade dos mercados, commodities e ações, um maior focus no risco, um aumento exponencial de normas legais, a gestão das expectativas dos stakeholders, a pressão nas margens. As empresas esperam, por isso, mais das áreas financeiras. É pedido aos CFOs uma cada vez maior performance nos objetivos financeiros, que passam também por fornecer uma maior qualidade da informação, fundamental para a tomada de decisões de gestão. E deseja-se que essa informação seja exata e fiável, clara e ágil mas também o mais célere possível.

 

As vantagens Empresariais 

É possível que considere que a sua empresa efetue o fecho de contas de forma rápida, consistente e com elevada qualidade. O que pode é desconhecer a quantidade desnecessária de recursos que utiliza para o conseguir. E muitas vezes, para aumentar a rapidez do fecho, a opção é acrescentar ainda mais recursos. E apesar disto, mais de 70% dos gestores financeiros não acredita na exatidão dos números reportados.

A solução SAP Financial Closing Cockpit Business Objects Financial Consolidation (BFC) em conjunto com o Central Process Schedulling, by Redwood, possibilitam automatizar os processos de fecho de forma muito significativa, eliminando tarefas manuais e aumentando os níveis de eficiência.

A primeira permite um planeamento perfeito do processo de fecho, bem como a sua a sua monitorização e execução. Diríamos que as vantagens da adoção de uma solução como o FCC se podem centrar em três áreas:

Conformidade e bom governo:

o Definição centralizada do plano de fecho

o Aplicável a múltiplas unidades organizacionais e ciclos de fecho

o Rastreabilidade total, logging dos resultados e documentação

Eficiência do fecho:

o Tarefas automatizadas de fecho, mesmo envolvendo sistemas remotos

o Aplicação potente e user-friendly para tarefas manuais

o Colaborativa, através de workflows de aprovação

Transparência e visibilidade:

o Visibilidade, em tempo real, do status de fecho

o Monitorização pela Casa-mãe e pelas subsidiárias

o Identificação e análise das melhorias dos processos

 

A nossa Experiência

A Milestone conta nas suas equipas com um conjunto de consultores dedicados exclusivamente à área financeira. Esta experiência é particularmente importante uma vez que várias soluções financeiras contribuem, naturalmente, para o processo de fecho.

Com a implementação do FCC pretende-se organizar e sequenciar todas as tarefas de encerramento de uma empresa ou das diversas empresas de um Grupo numa única ferramenta de controlo. Para o efeito é definido um template de encerramento, que irá permitir um lançamento automatizado dos processos de fecho mensais no FCC. As tarefas de encerramento passarão a ser executadas diretamente no FCC por cada um dos responsáveis de tarefa.

Num projeto de FCC também se pretende normalmente implementar a gestão de dependências entre tarefas de encerramento, assim como as estratégias de notificações que poderão ser automaticamente acionadas com a mudança de status das várias tarefas. Neste processo consegue-se igualmente identificar quais as tarefas que, por serem comuns a várias empresas, poderão ser executadas em simultâneo.

         

 

Os nosso projetos

Já implementámos o FCC nas seguintes empresas:

                     

 

Para saber mais informações fale connosco: milestone@milestone.pt / www.milestone.pt

 

 

Nuno Almeida

Manager Consulting

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy