Políticas daMilestone

Política de privacidade

A Milestone está empenhada em proteger a privacidade dos dados de todos os seus clientes e fornecedores, pelo que elaborou a presente política de privacidade, para demonstrar o seu empenho e compromisso na defesa dos direitos dos titulares dos dados pessoais, de acordo com o regulamento geral de proteção dos dados (RGPD) e restante legislação aplicável.

A Milestone respeita e pratica as melhores práticas no domínio da segurança e da proteção dos dados pessoais dos seus clientes, tendo para o efeito desenvolvido e implementado, um conjunto de exigentes medidas técnicas e organizativas, capazes de acautelar a proteção dos dados que nos são disponibilizados por todos aqueles que de alguma forma se relacionam com a Milestone.

Assim, esta Política de Privacidade pretende informar sobre a forma como tratamos os dados pessoais que recolhemos e armazenamos e os direitos que lhe assistem nesta matéria.

Solicitamos uma leitura atenta e cuidada da presente Política de Privacidade, para esclarecimento sobre aos dados recolhidos, finalidades da recolha, tratamento dos mesmos e quanto aos seus direitos.

  1. Dados pessoais

O que são dados pessoais – Qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É considerado identificável todo aquele que possa ser identificado, direta ou indiretamente, nomeadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social;

  1. Responsável pelo tratamento de dados

O responsável pelo tratamento dos seus dados é a Milestone, com sede na Estrada de Alfragide nº 107 Edifício A2 Piso1, 2610-008 Alfragide, registado na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa com o número único de matrícula e de pessoa coletiva 509.459.838.

3.Princípios do tratamento de dados

    1. Licitude

A Milestone trata os dados apenas nas situações previstas na lei, nomeadamente quando:

  • O titular dos dados tiver dado o seu consentimento para uma ou mais finalidades específicas;
  • O tratamento for necessário para a execução de um contrato ou para diligências pré-contratuais;
  • O tratamento for necessário para o cumprimento de uma obrigação jurídica a que o responsável pelo tratamento esteja sujeito;
  • O tratamento for necessário para a defesa de interesses vitais do titular dos dados ou de outra pessoa singular;
  • O tratamento for necessário para efeito dos interesses legítimos prosseguidos pelo responsável pelo tratamento ou por terceiros, exceto se prevalecerem os direitos, liberdades e garantias do titular.
    1. Proporcionalidade

Todos os dados recolhidos são tratados de acordo com as finalidades necessárias, adequadas e pertinentes.

    1. Transparência

Toda a informação a prestar ao titular dos dados será clara, concisa, inteligível e de fácil acesso.

    1. Limitação das finalidades

A Milestone assegura que o tratamento dos dados pessoais se circunscreve às finalidades legítimas para que foram recolhidos.

    1. Minimização e exatidão dos dados

Todos os dados pessoais tratados são adequados, pertinentes e limitados ao que é estritamente necessário para cumprimento das finalidades do tratamento.

    1. Limitação da conservação dos dados

Os dados pessoais são conservados nos termos do disposto no ponto 7infra.

    1. Integridade e confidencialidade, disponibilidade e resiliência

Todo o tratamento efetuado aos dados pessoais é efetuado de forma a garantir a segurança, contra a sua perda, destruição ou dano acidental e proteção contra o tratamento não autorizado.

Para o efeito, a Milestone adota todas as medidas técnicas e organizativas adequadas, entre as quais, a “pseudonimização” ou a cifragem dos dados, quando necessário.

  1. Para que finalidades utilizamos os seus dados

Os dados pessoais são tratados pela Milestone para as seguintes finalidades:

  • Relações contratuais, quando a recolha e tratamento de dados pessoais seja necessária à efetivação do serviço pré-contratado (exemplo: gestão do serviço prestado, gestão de faturação, entre outros).
  • Cumprimento de obrigações legais a que a Milestone esteja adstrita;
  • Ofertas/campanhas promocionais caso seja prestado o consentimento por parte do titular dos dados
  • Disponibilização de documentos caso seja prestado o consentimento por parte dos titulares dos dados
  1. Como recolhemos os seus dados

Os seus dados poderão ser recolhidos de diversas formas, entre elas:

  • Presencialmente
  • Chamada telefónica
  • Correio eletrónico
  • Website
  1. Quais são os seus direitos enquanto titular de dados

Direito de acesso

O Titular dos dados tem o direito de aceder aos seus dados pessoais e obter informação acerca:

  • Finalidades
  • Categorias de dados tratados
  • Como foram recolhidos
  • Entidades terceiras a quem os dados sejam comunicados
  • Prazos de conservação
  • Se os dados são sujeitos a decisões automatizadas
  • Se os seus dados são transmitidos a entidades terceiras fora da EU

Direito de retificação

O Titular dos dados tem o direito de retificar e/ou complementar os seus dados pessoais.

Direito ao apagamento

O Titular dos dados tem o direito de solicitar o apagamento dos seus dados pessoais, quando alguma das seguintes condições se verificar:

  • Os dados pessoais deixaram de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento;
  • O consentimento em que se baseia o tratamento dos dados deixar de existir
  • Não existir interesses legítimos prevalecentes que justifiquem o tratamento;
  • Os dados pessoais serem tratados ilicitamente;
  • Os dados pessoais têm de ser apagados por força de obrigações legais.

Direito à limitação do tratamento

O Titular dos dados tem o direito à limitação do tratamento, se contestar a exatidão dos dados pessoais recolhidos

Direito de portabilidade

O Titular dos dados terá o direito de receber os dados pessoais que lhe digam respeito, num formato estruturado e de uso corrente, de leitura automática bem como o direito de transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento sem qualquer impedimento.

Direito de oposição

Tem o direito de se opor, a qualquer momento, ao tratamento dos seus dados pessoais, por motivos relacionados com a sua situação particular, sempre que esteja em causa:

  • Um tratamento necessário ao exercício de funções de interesse público ou ao exercício da autoridade pública;
  • A prossecução dos interesses legítimos do responsável ou de terceiro;
  • uma reutilização dos dados para uma finalidade diferente daquela que motivou a sua recolha inicial, incluindo a definição de perfis.

Prazo de resposta

O titular dos dados poderá exercer qualquer um dos supra direitos nos termos dispostos no ponto 12. Infra. Caso exerça algum destes direitos, iremos proceder à análise do seu pedido, e responderemos, dentro de um prazo de 30 dias.

Os titulares dos dados têm ainda o direito de apresentar uma reclamação a uma autoridade de controlo, caso estejam insatisfeitos com a utilização dos seus dados pessoais ou com a resposta após o exercício de algum dos direitos supra referidos, para o efeito, podem apresentar reclamação junto da autoridade de controlo (Comissão Nacional de Proteção de Dados – CNPD | Rua de São Bento, n.º 148, 3º, 1200-821 Lisboa | Tel: 351 213928400 | Fax: +351 213976832 | e-mail: geral@cnpd.pt).

  1. Prazos de conservação dos seus dados

A Milestone trata e conserva os dados pessoais de acordo com as finalidades para que os mesmos foram recolhidos. Os dados pessoais são tratados, apenas pelo período de tempo necessário para a realização da finalidade definida ou, consoante a legislação aplicável ou, até que exerça o seu direito de oposição, a ser esquecido ou retire o seu consentimento.

Como tal a Milestone vai tratar e manter os dados pessoais, pelo período em que mantiver uma relação contratual com o titular dos dados. No entanto, poderá dar-se o caso de terem de ser mantidos os dados por um período superior ao da relação contratual, seja com base no consentimento do próprio titular, seja para assegurar direitos ou deveres relacionados com o contrato, ou ainda, por existirem interesses legítimos que o fundamentem, mas sempre pelo período estritamente necessário à realização das respetivas finalidades e de acordo com as orientações da CNPD.

Os dados pessoais recolhidos e tratados após o consentimento do titular, serão conservados até ao prazo limite de 5 anos. Excedidos os 5 anos, será solicitado um novo consentimento ao titular.

Depois de decorrido o respetivo período de conservação, a Milestone eliminará ou anonimizará os dados, sempre que os mesmos não tenham de ser conservados para uma finalidade distinta.

  1. Definição de perfis

Os dados pessoais tratados pela Milestone não são utilizados para a definição de perfis nem de tomadas de decisão automatizadas.

  1. Consentimento

A Milestone solicita o consentimento do titular dos dados, que deverá consentir, caso assim o entenda, através de ato positivo, indicando de forma clara, livre, informada e inequívoca, de que permitiu o tratamento dos seus dados.

Caso necessite de qualquer informação adicional à recebida no momento da recolha do seu consentimento, poderá solicitá-la, através dos contactos no ponto 12. Infra

  1. Como alterar ou retirar o seu consentimento?

Pode, a qualquer momento, alterar ou retirar o seu consentimento, com efeitos para o futuro. Para o fazer, deverá enviar uma carta ou um e-mail para os contactos referidos ponto 12. Infra

  1. Alterações à presente Política

A Política de Privacidade é revista e atualizada periodicamente. As alterações passarão a constar da presente página.

  1. Contactos do responsável pelo tratamento de dados

Qualquer questão relacionada com esta matéria, poderá ser dirigida por escrito para:

  • O endereço de correio eletrónico do Encarregado de Proteção de Dados gdpr@milestone.pt
  • Para a nossa sede, na seguinte morada:

Milestone

Estrada de Alfragide nº 107 Edifício A2 Piso1,

2610-008 Alfragide

Download da política de privacidade

Política de cookies

Definição e função de cookies

O que são cookies?

Cookies são ficheiros de texto com informação relevante para o funcionamento de websites. Esta informação é enviada, através do navegador de internet (browser), e armazenada no equipamento (computador, telemóvel, smartphone ou tablet) do utilizador, quando um website é visitado por um determinado dispositivo. Retendo apenas informação relacionada com as suas preferências, não incluindo, como tal, os seus dados pessoais.

Determinados cookies são obrigatórios e fundamentais para o correto funcionamento dos websites, enquanto outros são utilizados para armazenar e recuperar informação sobre os hábitos de navegação, recolher também por exemplo, o endereço IP, a hora da ligação e outros parâmetros relativos ao sistema operativo do contexto informático utilizado, Como ainda para reconhecer o dispositivo do utilizador na próxima visita ou para garantir a segurança e privacidade das sessões do utilizador.

Que tipo de cookies existem?

Cookies permanentes – São cookies que ficam armazenados ao nível do browser, nomeadamente no seu equipamento de acesso e que são utilizados sempre que faz uma nova visita a um website. São utilizados para direcionar a navegação e permitir prestar um serviço mais personalizado.

Cookies de sessão – São cookies temporários que permanecem no arquivo de cookies do seu browser até sair do website. A informação obtida por estes cookies serve para analisar padrões de tráfego na web, permitindo-nos identificar problemas e fornecer uma melhor experiencia de navegação.

Que tipos de cookies utiliza este site?

Usamos três tipos de cookies:

  1. Técnicos – Que compreendem os cookies de desempenho que têm como finalidade ajudar a melhorar a qualidade do serviço e os cookies de funcionalidade que permitem armazenar as preferências do utilizador.
  2. Estatísticos – Recolhem informação sobre a data da visita, o URL e o título da página web visitada.
  3. Analíticos – Utilizados para saber qual o motor de busca utilizado e que termos de pesquisa se utilizaram para encontrá-lo. Também calculam o tempo passado na web em cada sessão e o número de vezes que o utilizador visitou a página.

Gestão de cookies?

Quando utiliza o nosso site alguns cookies são descarregados por terceiros, nomeadamente pelos browsers. Estas empresas têm as suas próprias politicas de privacidade. Para mais informações que estes terceiros instalam, aceda aos seguintes links:

  • Chrome

https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt&topic=14666&ctx=topic

  • Internet Explorer

https://support.microsoft.com/en-us/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

  • Microsoft Edge:

https://privacy.microsoft.com/en-us/windows-10-microsoft-edge-and-privacy

  • Firefox

https://www.mozilla.org/pt-BR/privacy/

  • Safari

https://support.apple.com/pt-pt/HT201265

  • Todos os outros navegadores de Internet (browsers)

Consulte no menu “ajuda” do navegador (browser) ou contacte o fornecedor do navegador (browser).

A maioria dos browsers permite, ativar, bloquear ou eliminar cookies, no entanto, limitar ou recusar a utilização de cookies pode dificultar a experiência de navegação e, no limite, resultar na impossibilidade de usufruir de algumas das funcionalidades do website.

A gestão de cookies é feita por cada utilizador no seu navegador, para tal deverá consultar os seguintes links dos principais navegadores e dispositivos:

  • Chrome

https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt&hlrm=en

  • Chrome em Android

https://support.google.com/chrome/answer/2392971?hl=pt

  • Internet Explorer

http://windows.microsoft.com/pt-pt/internet-explorer/delete-manage-cookies#ie=ie-10

  • Windows Phone

http://www.windowsphone.com/pt-pt/how-to/wp7/web/changing-privacy-and-other-browser-settings

  • Android

https://support.google.com/android/?hl=pt

  • Firefox

http://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ativando-e-desativando-cookies

  • Firefox em Android

http://support.mozilla.org/pt-BR/kb/limpe-seus-cookies-dados-privados-historico-e-conf

  • Safari

http://support.apple.com/kb/HT1677?viewlocale=pt_PT

 

Poderá saber mais informação relativas ao controlo e eliminação de cookies em http://allaboutcookies.org

A Milestone, reserva-se no direito de reajustar ou alterar a presente Política a qualquer momento, sendo essas alterações publicitadas.

Qualquer questão ou dúvida relacionada com esta Política, por favor contacte-nos para o seguinte email: milestone@milestone.pt

 

Última atualização: 09 Novembro 2020

Download da política de cookies

Exercício de Direitos dos Titulares de Dados Pessoais

Incumbe ao responsável pelo tratamento de dados o cumprimento de todos os princípios relativos ao tratamento de dados pessoais que estejam a seu cargo, estando obrigado a comprovar a sua conformidade.

Dispõe o art. 12º, nº 2, do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que o responsável pelo tratamento facilita ao titular dos dados o exercício dos seus direitos, nomeadamente os direitos a que se referem os artigos 15º a 22º.  Também o Considerando (59), do RGPD, a este respeito refere que “deverão ser previstas regras para facilitar o exercício pelo titular dos dados dos direitos que lhe são conferidos ao abrigo do presente regulamento, incluindo procedimentos para solicitar e, sendo caso disso, obter a título gratuito, em especial, o acesso a dados pessoais, a sua retificação ou o seu apagamento e o exercício do direito de oposição.

O responsável pelo tratamento deverá fornecer os meios necessários para que os pedidos possam ser apresentados por via eletrónica, em especial quando os dados sejam também tratados por essa via. O responsável pelo tratamento deverá ser obrigado a responder aos pedidos do titular dos dados sem demora injustificada e o mais tardar no prazo de um mês e expor as suas razões quando tiver intenção de recusar o pedido.

Com este propósito, a Milestone disponibiliza aos titulares dos dados que recolhe e trata um formulário para que, de forma simples e por via eletrónica, possam exercer os seus direitos supra indicados.

O formulário pode ser enviado por e-mail para o seguinte endereço: rgpd@milestone.pt

Download de formulário

Encarregado de Proteção de Dados (EPD/DPO)

O ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS (EPD/DPO) da Milestone é a Drª Liliana Silva, diretor de recursos humanos, designada para o cargo desde 2020.

O Encarregado de proteção de dados tem a missão de informar e aconselhar a Milestone sobre as obrigações decorrentes do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e verificar a aplicabilidade da Política de Proteção de Dados da Milestone,  assegurando que os munícipes e demais titulares de dados têm conhecimento da forma como os seus Dados Pessoais são tratados e quais os direitos que lhe assistem nesta matéria, bem como ser o ponto de contacto da Milestone com a Autoridade de Controlo (Comissão Nacional de Proteção de Dados/CNPD).

Os titulares de Dados Pessoais podem sempre contactar o Encarregado de proteção de dados para esclarecerem todas as questões que considerem pertinentes relacionadas com o tratamento dos seus Dados Pessoais e exercício dos seus direitos.

Contactos do EPD é: gdpr@milestone.pt

Portal das denúncias

Um compromisso de ética para as organizações

Os meios para recolha e tratamento de denúncias são uma das principais formas das organizações detetarem ocorrências ilícitas, que violam as suas políticas ou que não respeitam os seus princípios éticos e de conduta. Adicionalmente, estes meios são uma demonstração dos compromissos éticos e de proteção da reputação das organizações.

A empresa colabora com as autoridades judiciárias e policiais, no estrito cumprimento das normas legais, tendo em conta as responsabilidades específicas das referidas autoridades, abstendo-se de colocar obstáculos às suas funções e prestando a informação solicitada de uma forma atempada, precisa e clara.

Temas relacionados com fraude, corrupção, cibercrime, assédio laboral, danos ao ambiente, bullying, conduta inapropriada ou práticas antiéticas são algumas das áreas que, além de fazerem parte dos compromissos éticos e de conduta das organizações, beneficiam da existência de um Canal de Denúncias. Este funcionará principalmente como elemento dissuasor de práticas irregulares e de transparência perante as partes interessadas.

Por ser um elemento de prevenção e de deteção destas mesmas práticas, o Canal de Denúncias contribui de forma significativa para mitigar não só os eventuais impactos financeiros, mas, sobretudo, reputacionais.

 

Processo de Notificação de Divulgação de Vulnerabilidade

Como notificar a Milestone sobre um problema de segurança

Se descobrir uma vulnerabilidade em nosso sistema, serviços ou produto, notifique-nos o mais rápido possível enviando um e-mail para: denuncias@milestone.pt

Inclua, no mínimo, as seguintes informações:

  • Seus detalhes de contato preferidos (incluindo o número de telefone de contato)
  • Descrição detalhada da vulnerabilidade
  • Tempo e método de sua descoberta
  • Especificação do sistema, serviço ou produto onde a vulnerabilidade foi descoberta
  • Qualquer outra informação relacionada (amostras de código, logs, capturas de tela etc.)
  • A sua identificação se assim o entender, considerando-se se o não fizer, uma denuncia anónima.

Processo de resolução

Investigaremos quaisquer problemas de notificação e tomaremos todas as ações e medidas necessárias para mitigar e/ou resolver o problema de notificação.

Empreendimentos

Ao enviar uma notificação de vulnerabilidade, você concorda em:

  • Não divulgar ou publicar a vulnerabilidade a outros antes de ela ser corrigida e antes da expiração de um período de tempo mutuamente acordado;
  • Não aproveitar a vulnerabilidade, modificar, baixar ou excluir quaisquer registos ou dados ou lançar qualquer tipo de ataque com base na vulnerabilidade;
  • Cumprir as leis e regulamentos relacionados à sua localização;
  • Cumprir as legislações de proteção de dados aplicáveis, nomeadamente não divulgando dados pessoais de terceiros sem fundamento legal válido;
  • Confirme que os elementos contidos na notificação que você está enviando não infringem direitos de propriedade intelectual de terceiros (ou seja, você não copiou elementos disponíveis na internet, por exemplo).

Ao enviar uma notificação de vulnerabilidade à Milestone, concordará em conceder à Milestone um direito mundial irrevogável de usá-la, gratuitamente e por um período de cinquenta anos.

Tratamento dos seus dados pessoais

Ao enviar sua notificação, você entende que a Milestone processará seus dados pessoais. Tal processamento é realizado em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis e, em qualquer caso, seus dados pessoais serão processados apenas para dar seguimento à sua notificação. A Milestone se compromete a não processar seus dados pessoais para qualquer outra finalidade.

Os colaboradores devem participar as autoridades os factos de que tenham conhecimento e que consubstanciem atos de natureza criminal, poderão fazer participações no âmbito da atividade laboral, sendo garantida a confidencialidade.

Os colaboradores, poderão fazer denuncias anónimas usando para o efeito o CONTATO DENÚNCIAS  sendo garantida a confidencialidade.

Com quem partilhamos os seus dados pessoais?

Os seus dados pessoais serão partilhados com terceiros apenas na medida do estritamente necessário. Ao confiar em tais terceiros, certifique-se de que a Milestone celebrou acordos contratuais para garantir que seus dados pessoais sejam processados com segurança e estritamente de acordo com as instruções da Milestone.

Para obter mais informações sobre as nossas politicas consulte EXERCICIO DE DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

Por quanto tempo a Milestone mantém seus dados pessoais?

A Milestone manterá seus dados pessoais por mais tempo do que o necessário para a(s) finalidade(s) para a qual foram coletados.

A Milestone manterá seus dados pessoais por três (3) anos a partir da data de coleta.

Quais são os seus direitos e como exercê-los?

Pode solicitar o acesso, retificação ou eliminação dos seus dados pessoais. Também pode se opor ao processamento de seus dados pessoais ou solicitar que ele seja restrito. Além disso, você pode solicitar a comunicação de seus dados pessoais em um formato estruturado, comumente usado e legível por máquina.

Se deseja exercer esses direitos, entre em contato com nosso Escritório Global de Proteção de Dados enviando um e-mail para o seguinte endereço:  gdpr@milestone.pt  . Quando apropriado, comunicaremos sua solicitação e/ou reclamação ao responsável local pela proteção de dados.

Observe que também tem o direito de apresentar uma reclamação perante uma autoridade de proteção de dados ou o tribunal competente.

A sustentabilidade:

A empresa garante e promove a sustentabilidade e procura minimizar os impactos ambientais resultantes da atividade que exerce, visando a otimização e o uso responsável dos recursos disponíveis e a prevenção do desperdício.