Solução ERP S4HANA Cloud – No caminho da transformação digital
Mais do que inevitável, a transformação digital é hoje uma realidade inquestionável. Para que a viagem rumo a um ambiente empresarial ágil e à prova de futuro seja bem-sucedida, as empresas devem adotar um sistema Enterprise Resource Planing (ERP) que ofereça não só um elevado grau de cobertura de processos, mas também que cumpra os requisitos de performance, de segurança e de desempenho alinhados com as tendências e tecnologias de última geração.
Acima de tudo, as organizações devem procurar um ERP full-scope que, de forma suficientemente abrangente, possa conduzir à implementação e adoção das melhores práticas ao nível dos processos transversais e específicos de cada área. Falamos naturalmente de áreas como finanças, compras, supply-chain, produção, qualidade, vendas, recursos humanos, e gestão de projetos que contribuem ativamente para os processos lead-to-cash, design-to-operate, source- to-pay e recruit-to-hire dentro das organizações
Ao consolidar de forma completa os processos de negócio normalmente dispersos por vários sistemas num único núcleo digital, o SAP S/4HANA Cloud é a solução que oferece a capacidade de unir os processos de toda a empresa num ERP sinérgico. Com ele, as organizações não só serão capazes de ultrapassar os desafios atuais, como também de melhor se posicionarem face aos reptos do futuro.
A solução ERP S4HANA Cloud pode ser utilizado de forma autónoma ou em combinação com outras soluções SAP (Cloud ou não Cloud) que endereçam requisitos mais específicos ou complementares – uma opção que oferece mais escolhas aos clientes ao permitir efetivar cenários híbridos e implementações incrementais.
A nova geração de ERP SAP S4HANA Cloud permite também ultrapassar de forma economicamente eficiente alguns dos principais desafios colocados pelos ERP ditos tradicionais o que viabiliza a adoção de uma solução ERP full-scope em organizações de menor dimensão e com estruturas mais reduzidas:
ERP Tradicional | Cloud ERP | |
---|---|---|
Modelo de Licenciamento | Licenciamento perpétuo com fee de manutenção anual de software | Contrato de Subscrição de utilizadores ajustável nos períodos de renovação |
Infraestrutura e Manutenção | Necessidade de investimento upfront em Infraestrutura dedicada à solução. A respectiva manutenção da infraestrutura é realizada pelo Departamento de IT | A Infraestrutura e Managed Services são disponibilizadas pela SAP e estão incluídas no contrato de subscrição |
Abordagem de Implementação | Implementação orientada a requisitos e cenários específicos de Cliente com elevados níveis de customização e desenvolvimento | Implementação orientada a uma redução da complexidade por via da adoção de best leading practices e de processos standard. |
Velocidade de Inovação | A realização de processos de upgrade é da responsabilidade do Cliente. Os processos específicos e os desenvolvimento têm de ser compatibilizados com as novas versões o que dificulta os processos de upgrade e respetiva evolução para novas versões . | A evolução para novas versões acontece de forma regular através de um programa de atualizações / upgrades automáticos (bi-anuais) que são asseguradas pela própria SAP. |
São também várias as vantagens que o ERP SAP S/4HANA Cloud oferece enquanto núcleo digital da empresa inteligente ao assumir o papel de centro nevrálgico de todo o seu negócio.
Entre os vários aspetos a destacar, podemos realçar o acesso multidispositivo anytime, anywhere através da premiada interface SAP Fiori, que permite operacionalizar e dar suporte aos processos de negócio da sua organização através de um front-end orientado a processos e preparado para suportar cenários de mobilidade. Este front-end completo e transversal adapta-se facilmente a todas as áreas de negócio e seus colaboradores, fornecendo-lhes uma via de iteração com o ERP mais simples, rápida e produtiva.
O mundo em que vivemos assenta numa economia baseada em dados sendo para as organizações crucial um acesso rápido e ágil à informação necessária à tomada de decisão. É por isso essencial que os processos de negócio estejam alicerçados num ERP que assegure um acesso fácil à informação e que ofereça garantias ao nível da coerência dos dados que conjugam a informação de gestão proveniente das diversas áreas de negócio.
Para fazer face a necessidades de informação em tempo real, o SAP S/4 HANA disponibiliza também, de forma nativa, um conjunto de ferramentas analíticas que permitem um acesso facilitado a reporting operacional bem como aos principais KPI´s e insights de gestão de cada área através de dashboards de suporte ao processo de tomada de decisão.