PM Asset Management
As Organizações deparam-se com grandes desafios na gestão dos seus ativos, nomeadamente, ao nível do desempenho, da eficiência, dos riscos de rutura e do controlo de custos.
Na atualidade, as tecnologias digitais, tais como Internet of Things (IoT), análises real-time, machine learning e mobilidade, oferecem uma oportunidade às Organizações para revolucionarem a gestão dos seus ativos.
O SAP S4/HANA Cloud Asset Management é uma solução tecnológica que disponibiliza uma visão global e em real-time de todos os dados necessários à gestão integrada de todos os processos associados aos ativos.
Com esta solução, as Organizações podem implementar os tradicionais processos de manutenção planeada e de manutenção corretiva, mas também processos de manutenção pró-ativa (ou preditiva), que se baseiam não só na análise de dados reais em real-time, como em modelos preditivos e de previsão.
A adoção desta solução apresenta vários benefícios, podendo-se destacar:
- O acesso a informação em tempo real relativa à performance dos ativos que possibilita uma tomada de decisão mais rápida e eficaz;
- O uso de modelos de previsão, simulação e análise para avaliar o comportamento dos ativos e planear orçamentos e prever custos de manutenção;
- O uso de modelos preditivos que permite atuar por antecipação, minimizando assim riscos de ruturas e paragens;
- O acesso a uma visão sobre os riscos do processo relacionados com trabalhadores ou meio ambiente (por integração com a funcionalidade EHS – Environment, Health and Safety).
- Solução totalmente integrada com as demais áreas relevantes, nomeadamente, com a área de Recursos Humanos, a área Financeira, a área de Produção, a área de Compras e Gestão de Materiais e stocks, entre outros;
- Processo de implementação simplificado adotando as melhores práticas preconizadas pela SAP. O SAP S/4HANA Cloud fornece conteúdo pré-configurado para os principais processos de negócios em EAM (Enterprise Asset Management) e outros módulos, permitindo um menor tempo de implementação;
- Além disso, o SAP S/4HANA Cloud disponibiliza as melhores práticas SAP para integração com outras soluções em cloud, tais como SAP SuccessFactors Employee Central, SAPConcur, SAP Fieldglass e SAP Ariba.
Para garantir o funcionamento dos processos de Gestão de Ativos, o SAP S4/HANA Cloud Asset Management contém diversos submódulos, que permitem cadastrar os objetos técnicos (equipamentos e locais de instalação), planear a manutenção e gerir o fluxo dos trabalhos.
Cadastro de Objetos Técnicos
Representa o repositório central de informação estruturada dos objetos técnicos, acessível de forma transversal a todos os departamentos da empresa. Nele são mantidos todos os dados relevantes do ativo, tais como, denominação, marca, modelo, número de série, classificação, número de imobilizado, entre outros.
Gestão de Objetos Técnicos
Esta funcionalidade permite gerir todo o ciclo de vida dos objetos técnicos. Permite manter todos os dados necessários para o planeamento e execução da manutenção, nomeadamente: a estrutura funcional do objeto, a sua localização, documentação técnica, lista de tarefas com as atividades que são necessárias realizar regularmente, plano de manutenção onde se definem as periodicidades da realização das tarefas, pontos de medição para inserir leituras e dados de garantia.
Planeamento, Programação e Dispatching da Manutenção
Esta funcionalidade permite planear e programar de forma precisa todas as ações de manutenção (planeadas ou não planeadas) de forma a garantir que o tempo de indisponibilidade dos ativos seja mínimo.
As necessidades de ações de manutenção podem surgir por várias vias. Podem ser resultado da programação de planos de manutenção (onde constam tarefas de manutenção a serem efetuadas com regularidade), ou de notificações de manutenção criadas manualmente pelo gestor ou operador (onde se identificam outras ações de manutenção, prioridade e datas de início e fim requeridas (exemplo manutenções corretivas)).
Estas necessidades de manutenção são convertidas em ordens de trabalho, onde consta a informação do(s) objeto(s) a ser(em) intervencionado(s), das operações e etapas a serem executadas e materiais e ferramentas a serem utilizados.
O dispatching das ordens é realizado pela atribuição das operações a equipas, a um colaborador em particular ou a um prestador, podendo ser atribuídas de forma massiva ou individual.
Para a atribuição das tarefas é indispensável uma análise detalhada à ocupação dos recursos, assim como da capacidade ainda disponível. Para tal, existe a ferramenta Resource Scheduling, que permite ao gestor dispor, de forma centralizada, da informação sobre a carga de trabalho de manutenção e as capacidades para atividades de manutenção atuais e futuras. Deste modo, pode rapidamente saber quais os centros de trabalho que estão sobrecarregados e quais têm capacidade livre no momento e no futuro. Ou seja, pode verificar a utilização atual e prevista para o centro de trabalho, construir um ou mais cronogramas para o período específico e nivelar o trabalho, selecionando depois um dos cronogramas para ser utilizado. A programação pode ser efetuada de forma automática, utilizando um algoritmo disponível, mas também pode ser ajustada manualmente, arrastando a operação a realizar na data e hora pretendida.
Esta programação pode ser efetuada em colaboração com outros planeadores e revisores, que poderão dar feedbacks sobre horários partilhados.
Uma vez “congelado” um cronograma, é possível ao gestor efetuar o acompanhamento e monitorização da realização dos trabalhos, podendo revê-lo se necessário.
O planeador da manutenção pode, paralelamente, monitorar e avaliar os custos decorrentes das atividades de manutenção e identificar custos críticos quer pela análise de informação existente, quer pela utilização de business intelligence.
Execução da Manutenção
Os técnicos da manutenção podem aceder de forma simples à lista de ordens e operações que lhe estão atribuídas, executá-las, confirmar tempos e materiais utilizados. Uma vez terminado o trabalho é possível inserir leituras de medição associadas ao objeto (exemplo horas de funcionamento) e o sistema regista-as em documentos de medição.
Sistema de Informação de Ativos
O Sistema de Informação de Ativos permite efetuar diversas análises relacionadas com ativos, nomeadamente relacionados com a sua performance e todas as atividades de manutenção. Permite, por exemplo, a análise de avarias, suas causas, duração, tempos de paragem, análise de tempo que decorre entre duas avarias, etc.