CASE STUDY | Analytics Roadmap & SAP BW/4Hana Greenfield

A Milestone tem ajudado diversos clientes ao longo dos últimos anos na análise e especificação do seu Roadmap de Analytics. O Roadmap de Analytics consubstancia-se na análise do estado de maturidade de Analytics da organização e na proposta de opções em termos de custos/benefícios da arquitetura/processos a seguir a curto e médio/longo prazos. Num segundo passo, após definição de roles/responsabilidades/processos e da escolha tecnológica pelo cliente, realiza-se na prática a instanciação desses processos a soluções/tools de Analytics e/ou outras (podem usar-se tools complementares de testes, gestão incidências, … dependendo da maturidade).

A Generg, empresa dedicada à construção e exploração de aproveitamentos de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, confiou à Milestone a implementação de uma solução analytics suportada em BW4 Hana.

Desafio: Escolha de uma solução de Analytics suportada numa plataforma aberta, escalável, user friendly para os key users na sua exploração

Solução: No caso da Generg, após definição do Roadmap de Analytics e modelos de governo da solução, as ferramentas eleitas e implementadas foram o SAP BW/4Hana para a componente de Datawarehousing e o MS Power BI para a componente de exploração/dashboarding de informação.

Projeto: Implementação de Greenfield em SAP BW/4Hana (numa primeira fase para a componente financeira) com disponibilização da informação para ser consumida em dashboards MS Power BI. Foram definidos os roles na organização (áreas de informação, papéis, responsáveis pela informação, consumidores da informação), os processos (ciclo de vida, responsabilidades, fluxos de aprovação) e a arquitetura de Analytics (ferramentas a usar, restrições de acesso, modo de crescimento, integração com ferramentas de planeamento, consolidação, outras …).

Resultados: A Generg possui agora um Modelo de Governance adaptado à sua realidade, bem discriminado nas suas diferentes áreas e com as regras a seguir nas seguintes implementações a efetuar de acordo com o Roadmap definido. Foram estabelecidas as guidelines/ best practices /processos escaláveis de forma a potenciar um crescimento linear e alargar o uso das soluções de Analytics em toda a organização. Tem um DataWarehouse que será a o pilar da recolha de dados em todas as suas vertentes (fontes SAP e não SAP, definição de metadados, regras de negócio, etc) e que passou a ser o pivot da distribuição de informação para as camadas de reporte. A Generg fica assim capacitada para, dentro do contexto da transformação digital, entrar na 3ª plataforma tecnológica (mobilidade, cloud, social business e bigdata / analytics). Pode evoluir para modelos cada vez mais preditivos e prescritivos, transformando os seus dados em bens de valor.

Testemunho de: Miguel Badford Ferreira (IT da Generg)

Como resultado deste projeto pretendíamos lançar as bases à exploração/produção de toda uma série de indicadores, reporting e dashboarding baseados na informação recolhida/gerada pelo nosso ERP SAP e os seus vários módulos em utilização na nossa organização. A clara simplificação de utilização que o BW/4HANA aporta permitir-nos-á alcançar um grau de independência bastante relevante no que toca ao tratamento da informação uma vez disponibilizada no nosso ambiente de BW. Por outro lado, a capacidade da solução em comunicar com outros sistemas fonte permite-nos solidificar a posição do BW como repositório central da informação organizacional. Estes dados podem também ser expostos a aplicações de exploração fora do universo SAP, acrescendo uma nova possibilidade de potenciar a disseminação da informação pelos vários stakeholders, complementando o já conhecido Analysis for Office.

A combinação de um backend SAP com um frontend Microsoft trouxe-nos desafios interessantes, mas que, com a ajuda da equipa de projeto, foram paulatinamente ultrapassados/mitigados. Estamos seguros que, com o devido apoio especializado, temos uma combinação vencedora no que toca à manutenção e expansão de uma área de Analytics na nossa organização.

Para saber mais informações fale connosco: milestone@milestone.pt / www.milestone.pt

 

Carina Sousa

Analytics Manager

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy