A empresa portuguesa de prestação de serviços e consultoria de TI Milestone Consulting desenvolveu uma solução de reconciliação bancária para tornar este processo mais simples e flexível, reduzindo o tempo e os recursos necessários.

A existência de lacunas em processos de tesouraria e reconciliação bancária em termos de funcionalidade em SAP dificultam o processo e apresentam entraves, nomeadamente os extratos bancários que não são compatíveis com o standard SAP, sendo exigido esforço para integrá-lo no formato certo, fazer correções ou ter a informação disponível em tempo real. A configuração de critérios de reconciliação automática é complexa e, por outro lado, a manual é muito demorada.

A solução da Milestone tem como base três passos essenciais: integração, reconciliação e análise. Adaptável a diferentes situações, possibilita o registo imediato dos extratos de contabilidade, a configuração de regras de conversão para que cada movimento seja tratado de forma distinta, a definição de vários critérios de reconciliação bancária com a funcionalidade de poder analisar, alterar ou até eliminar a proposta de reconciliação antes de efectuar o lançamento e um relatório que permite analisar o saldo contabilístico, reconciliado e bancário para várias contas em simultâneo, além de permitir evidenciar os movimentos ainda não reconciliados.

A facilidade de funcionamento do sistema é também ponto de destaque, visto que o processo se tornou mais user-friendly e empresarialmente eficaz e eficiente, possibilitando o upload de vários ficheiros em simultâneo e a implementação do mecanismo drag&drop para as reconciliações manuais.

“Actualmente, o tempo é visto como algo dispendioso para as organizações, a eficiência dos recursos e a rapidez na execução das tarefas é quase obrigatória, e nesse sentido a oferta de melhores soluções que procurem optimizar algumas tarefas é algo a ter em conta. Esta solução de reconciliação bancária visa responder a essas necessidades”, afirma Bruno Sales da Milestone.

Com esta nova solução, a Milestone pretende chegar a novos clientes e mercados.

http://www.smart-cities.pt/pt/noticia/milestone-simplifica-reconciliacaobancaria976